1 Coríntios 2:9

"O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que poderia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2:9)

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Olá queridos! =) Boa Noite! Ontem estava conversando com um amigo sobre pacientes gestantes e com gengivite, sobre causas e tratamentos. Então resolvi estudar mais a fundo sobre o tema e fazer uma postagem com um conteúdo bem claro e leve para vocês entenderem, busquei várias fontes e adaptei algumas partes em uma linguagem mais simples. 


Então pessoal, a gengivite é uma situação comum na gravidez devido às alterações hormonais que estão entre as maiores “culpadas” do aumento da incidência de problemas bucais durante a gestação.

Neste período os níveis dos hormônios progesterona e estrógeno aumentam, chegando a ficar cerca de 10 e 30 vezes maiores, respectivamente; o problema afeta quase 50% das gestantes. Porém, que fique bem claro que a gravidez não causa a gengivite e sim oferece condições para agravar um problema que já estava presente. 

A causa é diretamente a placa, película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Os sintomas mais comuns são vermelhidão, edema e sensibilidade, e pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma é a retração da gengiva, deixando os dentes com uma aparência alongada.


Para ter controle é necessário marcar uma consulta com seu Dentista, para realizar limpezas dentárias, com esse tipo de tratamento a placa bacteriana será eliminada, e assim o profissional irá orientar a futura mamãe sobre manter uma correta higiene bucal no dia a dia, lhe indicar o creme dental adequado, uma escova e o fio dental para diminuir as irritações e o sangramento na gengiva.

Seguindo isso o risco de gengivite diminui, mas apesar disso a gengiva poderá continuar irritada e inflamada, sangrando facilmente, devido às alterações hormonais e não devido à placa bacteriana.



Quando a gengivite na gravidez é causada pela placa bacteriana, a limpeza profissional faz-se necessária. Mas se ela for causada somente por causas hormonais, somente a escovação e passar o fio dental após as refeições já é o suficiente. Somente o dentista poderá identificar a sua causa, por isso é necessário ir a uma consulta.

Se você estiver planejando uma gravidez, marque uma consulta com seu Dentista para inicio de um Tratamento Preventivo Odontológico, para ajudar a eliminar qualquer problema nesse momento tão abençoado na vida de uma mulher.


Caso isso não seja possível, a melhor época para o tratamento é o segundo trimestre, entre o quarto e o sexto mês, que sua barriga ainda não estará incomodando na posição deitada e os enjoos já terão sido eliminados. Após o bebê nascer é recomendado que a mulher retorne ao dentista para que este veja se a gengivite cessou e se não há outros problemas dentários.

Espero que tenham gostado! Um beijo carinhoso à todos vocês!



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário