1 Coríntios 2:9

"O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que poderia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2:9)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015


Oi meus amores! Desculpa o sumiço por aqui, é que os últimos dias tem sido de bastante trabalho, graças a Deus! E como gosto de parar pra escrever um texto com atenção para vocês, aproveitei que terça a tarde é aquele meu único horário de folga como sempre falo, e fiz esse texto, mas como fico hospedada no sítio de uma amiga lá na cidade que atendo segunda e terça, e não tem internet, só consegui postar hoje e agora à noite que cheguei em casa.


Resolvi escutar alguns de vocês que me mandam direct lá no instagram me pedindo para abordar alguns temas, escolhi um dos mais pedidos: 
O QUE REALMENTE É A CÁRIE E COMO ACONTECE

Como já falei essa semana, a CÁRIE é a doença mais comum do mundo após o resfriado. E sim! É uma doença. Ela tem início quando os resíduos alimentares e as bactérias se interagem, produzindo ácidos que podem destruir o esmalte e a dentina do dente, se não tratada avança para polpa dentária e infecções de raiz.



Sua etiologia vem de motivos principais:
Hospedeiro -  quer dizer a sua cavidade oral, se sua saúde bucal estiver em dia, o hospedeiro estará limpo e irá dificultar o estacionamento dos resíduos alimentares, o qual dificultará a formação da placa bacteriana.

Dieta - é sobre sua alimentação no dia a dia. Se você tem alimentos ricos em açúcar, por exemplo, o mesmo prejudicará o meio bucal, por ser um dos principais fatores da liberação de ácidos responsáveis pela formação das bactérias da placa.

Higiene Bucal - são os meios que você usa e de que maneira o que definitivamente irá te manter distante dessa doença. Escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar fio dental em todas as suas escovações, e caso seja necessário, seu dentista prescreverá Enxaguante Bucal.

Mantendo esses motivos regulados, corretamente realizados e seu controle ao Dentista de 6 em 6 meses, dificilmente você desenvolverá a doença.


Cárie é uma doença infectocontagiosa, multifatorial, transmissível. Sim, ela é transmitida tanto de um dente para o outro quanto de saliva para saliva, como por exemplo, pelo beijo na boca. Não quer dizer que você irá beijar e se contaminará, mas se a bactéria encontrar o hospedeiro deficiente, certamente desenvolverá em seu meio bucal.

Essa doença uma vez instalada acometerá o esmalte dental e aprofundará até dentina e polpa quando não cuidada, o que causará desde uma leve sensibilidade a frios e doces, até uma dor intensa e pulsante, com presença ou não de abscessos internos e até externos (no rosto).



Cuidar da sua saúde bucal é uma forma de demonstrar carinho e respeito por você mesmo! Não deixe de visitar seu Dentista!

Espero que tenham entendidos, e um beijo enorme aos meus seguidores que tem sido participativos e carinhosos comigo.

Dra. Keliany Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário